Cruz Alta


Prefeito: Vilson Roberto Bastos dos Santos
Telefone: (55) 3322-7172
Site do município, acessar!

Tornou-se um dos maiores e mais importantes municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Fundada em 18 de agosto de 1821, o outrora imenso território, cuja área hoje comporta 219 municípios do Estado, serviu de berço para importantes personalidades gaúchas como Júlio de Castilhos, senador José Gomes Pinheiro Machado, general Salvador Pinheiro Machado, Heitor Annes Dias, general Firmino de Paula, Justino Martins, Érico Veríssimo, dentre outros tantos.

Cruz Alta também foi cenário de importantes acontecimentos políticos, militares, econômicos e religiosos que o Estado vivenciou. Toda essa história é contada através de seus principais pontos turísticos, como a Cruz - marco inicial da cidade, o Museu Histórico Municipal, a Estação Férrea, Museu Érico Veríssimo - casa onde nasceu o ilustre escritor. Destaque também para o Monumento Lenda da Panelinha, o Palácio da Intendência e a arquitetura urbana que encanta os visitantes.

Outro importante potencial turístico são os eventos culturais de significativa proporção como o Carnaval Intermunicipal - considerado o 3º mehor do Rio Grande do Sul, a Coxilha Nativista - considerado o maior festival de música nativista do Estado, a Feira Nacional do Trigo - Fenatrigo, e a Romaria, que costuma atrair anualmente milhares de fiéis ao Santuário de Fátima.

Localizada na mesorregião noroeste do Rio Grande do Sul, Cruz Alta tem 63.615 habitantes (censo do IBGE/2010) e fica distante 336km de Porto Alegre.