Fontoura Xavier


Prefeito: Zé Flávio
Telefone: (54) 3389-1122
Site do município, acessar!

A região hoje ocupada por Fontoura Xavier foi visitada pelos jesuítas, no século XVII. Dados históricos relatam que a área onde hoje está o município era sede da 15ª Redução Jesuíta. A prova está na pedra marco divisor de ervais dos jesuítas, que faz parte do acervo histórico municipal. Posteriormente, a região foi ocupada por portugueses e brasileiros.

De etnia predominante portuguesa, entre seus habitantes existem também alemães, italianos e descentes de nativos. Entre os acontecimentos históricos, talvez o mais detacado tenha sido a Guerra do Fão, em 1932, por conta da Revolução Constitucionalista. Conta-se, que de passagem pelo distrito, o ilustre Fontoura Xavier, hospedou-se em um dos hotéis da cidade onde encontrou-se com o professor Ernesto Ferreira Maia, presenteando-o com um livro.

Na ocasião da emancipação e a escolha do nome do município, Ernesto Maia enviou um ofício à Câmara de Vereadores de Soledade sugerindo o nome de Fontoura Xavier, que foi aprovado pela Casa.

Fontoura Xavier conta com uma população de aproximadamente 11 mil habitantes, tendo como base econômica a produção agrícola.