Ibirubá


Prefeito: Abel Grave
Telefone: (54) 3324-8515
Site do município, acessar!

Ibirubá nasceu da semente do pioneirismo. Os imigrantes plantaram o legado do trabalho e da cooperação. A agricultura moldou o relevo desta terra e construiu uma sociedade forte e empreendedora, que soube diversificar suas atividades. No início do povoamento, a sede da colônia foi denominada Barão de São Jacob e, pouco tempo depois, General Osório. Para evitar confusões com o município de Osório, em 1938 mudou-se o nome para General Câmara.

Este nome foi novamente motivo de confusões com outro município. Na visita de um membro do IBGE ao município, foi sugerido o nome de Ibirubá, que em tupi-guarani significa Pitangueira do Mato, por ser uma árvore persistente e que está sempre em crescimento.

Ibirubá está localizada no Alto Jacuí, no noroeste do Rio Grande do Sul. Possui 19.312 habitantes (censo do IBGE/2010) e fica a 298km de Porto Alegre. Turisticamente, destaca-se pela diversidade de serviços de apoio ao turista como diversos hotéis, restaurantes, bares e similares. Também possui locais para festas e eventos, além de pontos turísticos.