Ibirapuitã


Prefeito: Rosemar Hentges
Telefone: (54) 3380-1800
Site do município, acessar!

Em 1926 iniciam-se os trabalhos de construção de 75km de estradas para ligar Soledade a Passo Fundo. Prestando serviço ao município de Soledade na cobrança de impostos rurais, o Sr. Sebastião José da Rosa observou a paisagem no final da Serra do Botucaraí e agradou-se da mesma e planejou o povoamento da mesma, tornando-se um distrito de Soledade.

Em 1926, surge entre o pequeno número de moradores o primeiro nome: Bela Vista, justificando-se pela bela paisagem que o local oferecia. Mais tarde, passou a se chamar Sede Nova, devido ao seu crescimento populacional. A partir de 1935, o professor Jorge Simão Dipp, juntamente com os demais moradores, escolhem o nome de Flores da Cunha, porém o próprio Flores da Cunha sugere o nome de Ibirapuitã, devido à sangrenta batalha que o mesmo travou na revolução de 1923 às margens do rio Ibirapuitã, em Alegrete.

Em 15 de dezembro de 1987 cria-se o município de Ibirapuitã, nome indígena que significa 'arroio da madeira vermelha'. Em ibirapuitã se formou um centro colonial com várias oportunidades de investimento através da extração da madeira, agricultura e pecuária.