Itapuca


Prefeito: Marcos José Scorsatto
Telefone: (51) 3613-3160
Site do município, acessar!

Antigamente, Itapuca era habitado por índios das tribos Gê e Tapuias. Uma das versões é de que a origem do nome é indígena (pedra podre). A sede do município foi muitas vezes chamada de Itapuca Brava, porém este nome só aparece na Comissão de Terras, sendo que nunca foi o nome oficial da localidade.

Por volta de 1880, na região de Campo Bonito, começaram a chegar os primeiros imigrantes descendentes de portugueses, entre os quais os Ferreira de Andrade, os Borges, os Taborda, entre outros. No final do século XX instalou-se a primeira leva de imigrantes italianos e com esses a denominação da localidade de Povoado Vitória, pertencente ao município de Soledade.

Após, em homenagem ao jurista Joaquim Maurício Cardoso, sua denominação foi alterada para Distrito Maurício Cardoso. Em 1959 passou a fazer parte do município de Arvorezinha. Em 1992, foi desmembrado de Arvorezinha, passando a ser município e, devido à já existir um município chamado Maurício Cardoso, retornou ao antigo nome de Itapuca, com administração própria a partir de 1993.

Itapuca tem 2.344 habitantes (censo do IBGE/2010), sua área é de aproximadamente 185 quilômetros quadrados e fica a 204km de Porto Alegre.