Lagoa dos Três Cantos


Prefeito: Dionísio Pedro Wagner
Telefone: (54) 3392-1083
Site do município, acessar!

Teve sua emancipação político-administrativa em 20 de março de 1992, tendo como municípios mãe Tapera e Não-Me-Toque. O nome do município se deu em função de uma lagoa existente, em formato triangular. Esse local servia de referência aos viajantes e tropeiros que por aqui passavam, quando na época se dava o início da colonização. Hoje, essa mesma lagoa, faz parte da Praça da Lagoa, principal ponto turístico do município.

Seus aspectos histórico-culturais estão localizados junto ao Museu Municipal e Biblioteca Pública, prédios antigos, entidades culturais e igrejas centenárias, corais e Grupo de Danças Folclóricas. Além de toda a beleza natural e histórica, em Lagoa dos Três Cantos os visitantes encontram muita hospitalidade e comidas típicas, com destaque às deliciosas cucas, bons vinhos e o tradicional chucrute.

O município situa-se a 290km de Porto Alegre. Possui cerca de 1.700 habitantes, que tem como seu principal evento a Lagoa Fest - a Festa da Alegria Germânica, que ocorre sempre em março. Também destacam-se a Sauerkraut Spielfest (baile do chucrute), Rodeio Crioulo Nacional, as cavalgadas turísticas regionais, a missa crioula e demais festividades organizadas pelas entidades culturais, religiosas e educacionais.