Viajando Pela Rota: estudantes vão aprender mais sobre o turismo da região

Data: 5 de junho de 2019
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação COMAJA

Viajando Pela Rota: estudantes vão aprender mais sobre o turismo da região

Estão inscritos aproximadamente 900 estudantes da região turística Rota das Terras Encantadas para a 2ª edição do programa Viajando Pela Rota. Vão participar alunos do 4º ano de 53 escolas dos seguintes municípios: Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach, Tapera, Tio Hugo e Victor Graeff.

O programa visa proporcionar de forma extracurricular uma complementação na formação cultural, histórica, ambiental e empreendedora nos alunos, inserindo a temática “turismo” nos conteúdos desenvolvidos. Oportunizando também aos professores uma ferramenta de conhecimento, apropriação e valorização da cidade de onde vivem de forma interativa.

Em sala de aula, com a coordenação dos professores, os estudantes trabalham a temática turismo, e também visitam os principais pontos e roteiros turísticos dos seus municípios. Após o passeio, eles retratam a experiência através de um desenho em uma categoria escolhida: turismo urbano, turismo rural, turismo cultural. Os desenhos participam de um concurso, onde são premiados os que mais se destacam na fase municipal e regional.

Dados da primeira edição

Na 1ª edição do programa Viajando Pela Rota, realizada no ano passado, participaram 12 municípios, totalizando 51 escolas e 939 alunos. A grande final aconteceu em Lagoa dos Três Cantos, evento que contou com a presença de aproximadamente 800 pessoas, entre elas, alunos, professores, autoridades e imprensa. As premiações foram bicicletas para os três ganhadores da fase regional, e um passeio no roteiro turístico de Quinze de Novembro “Caminho das Belezas e dos Sabores Rurais”, em que participaram também os alunos vencedores da fase municipal e seus acompanhantes.