Prefeitos debatem ao vivo importantes assuntos da região

Data: 14 de junho de 2017
Crédito: Luciano Gaspar
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação Comaja

Prefeitos debatem ao vivo importantes assuntos da região

A Rádio CBS reuniu os prefeitos da região na manhã de quarta-feira, dia 14, para um importante debate na sede da emissora em Ibirubá. Na pauta diversos assuntos à nível regional, entre eles a 20ª Marcha dos Prefeitos em Brasília, regionalização dos partos e os estragos ocasionados pelo grande volume de chuva.

Além dos prefeitos, participaram do debate a equipe de radialistas da rádio CBS, o presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí – AMAJA, Mário Filho, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí – COMAJA, Volmar Telles do Amaral, e o vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Glademir Aroldi.

Conforme o presidente da AMAJA, e prefeito de Santa Bárbara do Sul, Mário Filho, a importância de todas as edições da Marcha a Brasília foi destaque no debate, bem como, as conquistas obtidas através do evento. Dentre elas, sobre a reforma do Imposto Sobre Serviços (ISS), e a respeito do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que os municípios irão receber mais 1% em julho.

“Outro assunto muito importante foi a questão da previdência, onde os municípios irão poder parcelar seus débitos com o INSS. Também conversamos, e foi muito importante, a regionalização dos partos, que poderão ser pactuados em Cruz Alta, Ibirubá e Tupanciretã, mas no momento ainda não está confirmado. Acreditamos que este projeto não está configurado de maneira correta, que não haverá viabilidade”, destacou Mário.

Os prefeitos também comentaram sobre as chuvas intensas, que afetaram muitos municípios no Rio Grande do Sul. Até hoje o número de municípios em estado precário ultrapassa 190.