COMAJA assina convênio com o Governo do Estado para concluir o projeto de videomonitoramento

Data: 26 de maio de 2017
Crédito: Luciano Gaspar
Fonte da notícia: Assessoria de Comunicação Comaja

COMAJA assina convênio com o Governo do Estado para concluir o projeto de videomonitoramento

A RBS TV realizou na tarde de sexta-feira, dia 26 de maio, a gravação do programa “JA Ideias Comunidades”, no auditório da Associação Comercial e Industrial – ACI Cruz Alta. O assunto discutido entre as lideranças da comunidade regional foi segurança pública, tendo como convidado principal o Secretário Estadual de Segurança Pública Cezar Schirmer.

Representando o COMAJA – Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí, participaram do painel os prefeitos dos municípios conveniados, o Presidente Volmar Telles do Amaral, o Secretário Executivo João Ernesto Schemmer e o Diretor do Departamento de Meio Ambiente Everton Lagemann. Eles aproveitaram a oportunidade para realizar a assinatura formal do terceiro termo aditivo ao convênio nº 35/2014, entre o Consórcio e o Governo do Estado, que irá concluir o projeto de videomonitoramento.

Durante sua explanação, o Secretário Cezar Schirmer elogiou os trabalhos do COMAJA na área da segurança pública, tendo em vista o auxílio das câmeras de videomonitoramento já instaladas na primeira etapa, que contribuem diariamente com os trabalhos da Polícia no combate à criminalidade.

“Espero que com esse recurso possa ser concluído o projeto de cercamento eletrônico e câmeras de videomonitoramento nas cidades que compõem o COMAJA. Os resultados já estão sendo visíveis. A informação que eu tenho, é que a criminalidade reduziu na maioria dos municípios desta região em 40% diante da existência das câmeras de videomonitoramento. Então, o que está acontecendo aqui vai exatamente ao encontro daquilo que nós queremos para todo o Rio Grande do Sul, que é somar um pouco de cada um em favor de todos”, destacou Schirmer.

Mais segurança: projeto contempla 23 municípios

O projeto inicial prevê a instalação de 188 pontos de videomonitoramento nos 23 municípios que compõem o Consórcio. Do total, 116 foram instaladas na primeira etapa e as 72 câmeras restantes serão nesta última fase.

Em Alto Alegre, Almirante Tamandaré do Sul, Boa Vista do Incra, Boa Vista do Cadeado e Coqueiros do Sul o projeto de videomonitoramento já foi concluído. Agora, o projeto vai ser finalizado em Barros Cassal, Campos Borges, Colorado, Fontoura Xavier, Fortaleza dos Valos, Ibirapuitã, Ibirubá, Mormaço, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach, Soledade, Tapera, Tio Hugo, Tupanciretã e Victor Graeff (confira na tabela em anexo o número de câmeras por município).

Nesta segunda etapa será investido R$1.546.560,00, sendo R$ 766.611,79 contrapartida dos municípios do COMAJA, e o restante proveniente do convênio estadual, através da Secretaria de Segurança Pública.

O próximo passo para o andamento do projeto será a assinatura do contrato entre o COMAJA e a empresa Teltex Tecnologia, vencedora do pregão presencial nº 02/2017 para a prestação dos serviços. Após, será dado início às instalações.