Prefeitos da região participam de mobilização em Brasília

Data: 21 de novembro de 2017
Crédito: Assessoria de Comunicação COMAJA

Prefeitos da região participam de mobilização em Brasília

Uma comitiva de prefeitos e a diretoria do COMAJA e da AMAJA estiveram dias 21 e 22 de novembro em Brasília, participando de importantes encontros, com o objetivo de combater a crise nos municípios. Dentre eles, a mobilização “Não Deixe os Municípios Afundarem”, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A programação contou com passeata nos arredores do Congresso, encontro com o presidente da República, Michel Temer, e votação de pautas.


Da região participaram o Prefeito de Saldanha Marinho e presidente do COMAJA, Volmar Telles do Amaral; Prefeito de Soledade e vice-presidente do COMAJA, Paulo Cattaneo; Secretário Executivo da AMAJA e COMAJA, João Ernesto Schemmer, Diretor de Agricultura e Meio Ambiente do COMAJA, Éverton Lagemann, além dos Prefeitos Cleber Trenhago de Boa Vista do Incra, Vilson Roberto dos Santos de Cruz Alta, Armando Roos de Não-Me-Toque, Gustavo Stolte de Quinze de Novembro e Volmar Kuhn de Tapera.


Na quarta-feira, dia 22, os gestores municipais receberam a notícia da derrubada do veto do Encontro de Contas, resultado de encontro de líderes com o presidente Michel Temer. Outra reivindicação atendida foi a busca de Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) de R$ 2 bilhões – para auxiliar no fechamento das contas deste ano, pois muitos municípios brasileiros estão passando por uma crise financeira e não conseguem pagar salários, nem investir em melhorias.


O repasse de R$ 2 bilhões corresponde a metade do que foi solicitado de Apoio Financeiro aos Municípios, mas dará fôlego aos Municípios diante da crise financeira enfrentada. O valor foi conseguido após negociações do líder da Confederação e dos presidentes de entidades estaduais com o presidente Michel Temer.