COMAJA apresenta case do Projeto de Videomonitoramento no Congresso Brasileiro de Consórcios
Data de Publicação: 15 de junho de 2018
Fonte: Assessoria de Comunicação COMAJA
O Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí – COMAJA, esteve representado no V Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais, realizado dias 14 e 15 de junho na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Participaram o Presidente do COMAJA e Prefeito de Saldanha Marinho, Volmar Telles do Amaral, Diretor de Meio Ambiente e Agricultura do COMAJA, Éverton Lagemann, e o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da TELTEX, Rodrigo Sagaseta.
A programação do dia 15 de junho contou com palestra do Presidente Volmar, que no painel “O Brasil avançando através de Consórcios Intermunicipais – Experiências empreendedoras e de sucesso”, abordou o tema “Integração da Segurança Pública entre Municípios e Estado – COMAJA”. Na oportunidade ele apresentou o case de integração com o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) e a Secretaria de Segurança do Estado, através do Projeto de Videomonitoramento.
Conforme Volmar, o COMAJA foi o primeiro consórcio do Estado a aderir integralmente ao SIM e também a ter as imagens de todos os municípios integrantes sendo transmitidas para o Centro de Comando do Estado. “Toda a região do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí já está sentindo os benefícios, tanto da melhoria dos sistemas de videomonitoramento, quanto da integração. Em Saldanha Marinho, por exemplo, nos primeiros meses de 2018, tivemos uma queda de 50% no número de furtos em geral, e zeramos as ocorrências de roubos e furtos de veículos”, destaca o presidente.
Uma comparação dos indicadores criminais disponíveis na Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS), das ocorrências nos maiores municípios da região, entre 2017 e 2018, antes e após a implantação do projeto, revelam a importância desta integração, entre consórcio, municípios e SSP. “Ainda que estejamos na metade do ano, já notamos claramente a tendência de queda em todos os indicadores criminais”, completou Volmar.
Para finalizar, o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da TELTEX, Rodrigo Sagaseta, empresa que tem cuidado do sistema de câmeras e desenvolvido o projeto, explicou como foi realizada esta integração e a melhoria do sistema. A apresentação teve por objetivo compartilhar informações importantes, para que os interessados possam adotar esse modelo de segurança em seus consórcios, municípios e estados.