Alternativas para o tratamento do esgoto são apresentadas em encontro regional
Data de Publicação: 18 de outubro de 2017
Crédito da Matéria: Assessoria de Comunicação COMAJA
Com o tema “Projetos para tratamento do esgoto doméstico”, foi realizado pelo COMAJA na quarta-feira, dia 18 de outubro, o Encontro Regional de Saneamento Básico. Diversos representantes dos municípios que integram o Consórcio estiveram na Câmara de Vereadores de Ibirubá compartilhando informações sobre o assunto.
Durante o dia foram apresentados os seguintes projetos: Projeto de Estação de Tratamento do Lodo de Esgoto Doméstico (ETLED), de Tapejara; Projeto de Estação de Tratamento de dejetos humanos por eletrólise e compostagem termofílica, de Palma Sola (SC); e o projeto piloto da CORSAN “Estação de Tratamento para lodo das fossas sépticas”.
O encontro também contou com a presença da Engenheira Ambiental da EMATER, Sara Ceron Hentges, que apresentou os projetos que entidade desenvolve no tratamento de esgoto em áreas rurais. Outro assunto abordado pela engenheira foi sobre recuperação de nascentes, projeto que a EMATER e o COMAJA estão analisando a viabilidade de firmar uma parceria para captar recursos e desenvolver na região.
Conforme o Diretor de Meio Ambiente do COMAJA, Éverton Lagemann, os projetos apresentados durante o evento são todos viáveis e as tecnologias demonstram grandes resultados. “Quem participou ficou contente, inclusive alguns municípios já manifestaram interesse em buscar recursos para viabilizar esses sistemas. Agora os municípios precisam atualizar os planos municipais de saneamento, onde deverá constar a possibilidade de implantar sistemas mistos e individuais como solução para o esgotamento sanitário”, destaca Éverton.