Free cookie consent management tool by TermsFeed Privacy Suite Generator account_circle Área do Município Conteúdos Restritos

Notícias

Comitê MICE reúne-se pela primeira vez para tratar do segmento de negócios e eventos no RS


Data de Publicação: 22 de abril de 2014
Crédito da Matéria: Priscila Rodrigues
Fonte: Assessoria de Comunicação Comaja


comite-mice-reune-se-pela-primeira-vez-para-tratar-do-segmento-de-negocios-e-eventos-no-rs

A primeira reunião do comitê MICE realizada na tarde da última terça-feira (22/04) tratou das questões práticas sobre as formas de atuação do grupo para que o segmento esteja organizado quanto ao recebimento de propostas e investimento de recursos, bem como a utilização de equipamentos já existentes no RS. O comitê criado pela Secretaria do Turismo (Setur/RS), específico para o segmento, inova ao estabelecer uma política pública que propõe e gerencia ações e programas para aumentar a competitividade do Estado e transformá-lo em líder de eventos e negócios do Mercosul.

“A ideia do comitê MICE é justamente dar apoio e auxílio na organização do segmento no Estado, sendo uma ferramenta efetiva” afirmou Álvaro Machado, coordenador do comitê MICE da Setur/RS. Segundo ele, o MICE tem por objetivo desenvolver uma política estadual estratégica para afirmar a imagem do Rio Grande do Sul como destino de negócios e eventos.

Na presença de representantes de entidades de classe e representantes dos Conventions & Visitors Bureaux do Estado, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), dos centros de eventos da FIERGS, entre outras, foi sugerido na reunião que os mesmos analisassem uma cartilha de apresentação do segmento, que explica as funções e objetivos a que se propõe. Também ficou acertado o envio de um questionário que compile informações de cada entidade integrante do comitê para compor uma consulta que servirá de base para futuros mapeamento do setor.

O turismo de negócios é um dos segmentos que mais tem incrementado o fluxo de visitantes para o Brasil, gerados por um crescimento considerável no número de eventos, congressos e encontros realizados em todo o país. Nesse sentido, o Rio Grande do Sul figura como um importante setor e o comitê MICE vem ao encontro da consolidação e no envolvimento direto entre o público e privado para maior competitividade do setor.

O que é o MICE?

MICE é a sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibition (Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições), um segmento de alto poder econômico. Com média de gastos diários por turista de US$ 285, contra U$ 68 do turista normal, o segmento MICE é cobiçado internacionalmente. Visando este público, a Setur organizou um comitê específico para o tema, formalizado durante a realização de um seminário sobre o assunto no mês de março, com o objetivo de estabelecer uma política pública que proponha e gerencie ações e programas para aumentar a captação de eventos no Estado e assim transformá-lo em líder no Mercosul.