Presidente da Amaja acompanhou to de lançamento do Projeto de Incubadora Tecnológica Ulbratech
Data de Publicação: 6 de maio de 2015
Fonte: Portal Gazeta 670
O Prefeito Municipal de Victor Graeff e Presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), Cláudio Afonso Alflen, acompanhado do Secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Ademar Jacó Hahn, participou na manhã de segunda-feira (04), na Ulbra Carazinho, do ato de lançamento do projeto do polo tecnológico regional Ulbratech.
O lançamento contou também com a presença do deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB-RS) que há dois anos vem trabalhando a ideia do polo tecnológico, e conta com apoio de prefeitos da região, Coredes Alto Jacui e da Amaja, entidades empresariais de Carazinho e algumas da região, além da própria estrutura de direção da Ulbra.
A diretora da universidade, Mari Salete Zanella Taietti, apresentou no telão o prédio onde a incubadora vai funcionar, com três modalidades, e falou da equipe de trabalho que está a cargo do projeto que vai encubar empresas nas áreas de interesse da região para que possam a seguir ganhar seu espaço externamente.
O deputado Ronaldo Nogueira destacou a capacidade que a universidade tem para sediar a incubadora, e definiu com o grupo participante do encontro que um seminário de qualificação de gestores será realizado em agosto, em data a ser definida. Na oportunidade estarão presentes lideranças que receberão informação do diagnóstico de oportunidades com vistas às atividades econômicas já consolidadas na região. A partir dai a incubadora entra em funcionamento, e Carazinho ocupará um espaço de protagonismo, atuando tanto para o Corede Zona de Produção quanto do Alto Jacuí.
O estudo sobre que áreas devem ser fomentadas ainda não está concluído, mas foram destacadas as potencialidades da cadeia produtiva, grãos, bacia leiteira, metal mecânico e prestação de serviços. Ronaldo lembrou ainda o turismo, que pode ser gastronômico, cultural, religioso ou esportivo.
O Diretor de Inovação da Ulbra, Marcio Machado da Silva foi quem explicou aos presentes como será a assessoria prestada pela incubadora para que a empresa possa caminhar sozinha e prosperar. Segundo ele é significativo o índice de empresas que sobrevivem no mercado quando geradas em incubadoras, e no futuro a ideia é que Carazinho tenha seu parque tecnológico.
Alflen, em sua fala, destacou a importância em firmar parcerias, visando sempre beneficiar os municípios, com uma maior geração de renda e mais empregos, além é claro de qualificar a mão de obra.
Estiveram presentes lideranças de Carazinho e região, tais como o presidente do Legislativo Paulino de Moura e o vereador Alaor Tomaz, além de prefeitos da região como de Santo Antônio do Planalto e Lagoa dos Três Cantos, além do representante o Corede Alto Jacuí, Roberto Visoto.