Free cookie consent management tool by TermsFeed Privacy Suite Generator account_circle Área do Município Conteúdos Restritos

Notícias

Comaja apresentou Projeto para regionalizar Sistema de Inspeção


Data de Publicação: 18 de maio de 2017
Crédito da Matéria: Luciano Gaspar
Fonte: Assessoria de Comunicação Comaja


Na quinta-feira 18/05, secretários municipais de Agricultura e médicos veterinários dos municípios consorciados ao Comaja (Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí) se reuniram em Ibirubá junto à Câmara de Vereadores.

Segundo o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente do Comaja Everton Lageman, o encontro teve por objetivo fortalecer a agroindústria familiar dos municípios consorciados. Foi apresentado o Projeto de Sistema de Inspeção Regional, que consiste na adesão das agroindústrias ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).

“Nosso objetivo é organizar a adesão dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) dos municípios consorciados ao SUSAF. Para isto, os municípios deverão ter criado o Serviço de Inspeção Municipal, através de Lei Municipal e regulamentos que serão padronizados em todos os municípios”, informou Everton.

Segundo o diretor, o Projeto trará como benefícios o foco na qualidade do produto e no processo produtivo, facilitar o trâmite para aprovação e registro dos projetos agroindustriais mais rápido e de custo mais baixo, facilitar a produção e a inserção dos produtos no mercado regional e melhorar o acesso das famílias agricultoras ao crédito do Setor de Agroindustrialização. Atingidos estes objetivos, a legalização sanitária das agroindústrias será feita no próprio município onde está instalada a unidade, além do acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos e ao acesso ao mercado da merenda escolar.

“Para que consigamos colocar em funcionamento este Projeto, todos os participantes deverão estar adequados às exigências da legislação vigente, principalmente as agroindústrias e os estabelecimentos que queiram aderir ao SUSAF”, concluiu o diretor do Comaja.