Free cookie consent management tool by TermsFeed Privacy Suite Generator account_circle Área do Município Conteúdos Restritos

Notícias

Prefeitos do COMAJA participaram da Mobilização Municipalista 2019


Data de Publicação: 28 de novembro de 2019
Crédito da Matéria: Douglas Schaeffer
Fotos: Jocelito Trelha - A.C.P.M.Boa Vista do Cadeado
Fonte: Assessoria de Comunicação COMAJA


prefeitos-do-comaja-participaram-da-mobilizacao-municipalista-2019

Diversos Prefeitos dos municípios que integram o COMAJA – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí participaram em Porto Alegre da Mobilização Municipalista 2019: a força dos prefeitos gaúchos.

O evento ocorreu nos dias 25 e 26 organizado pela Famurs e Confederação Nacional dos Municípios (CNM). 

Na segunda (25) foram pauta do evento a falta de acesso asfáltico aos municípios, repasses das verbas da saúde e relações com o Ministério Público e Tribunal de Contas.

Já na terça(26) foram realizados painéis sobre as reformas tributária e previdenciária, fechamento de contas dos municípios e vedações eleitorais.

Uma das pautas do evento foi a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do governo que prevê a incorporação a municípios vizinhos das cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total. Segundo levantamento da Famurs, entre os 497 municípios gaúchos, 226 têm menos de 5 mil habitantes e menos de 10% de arrecadação própria, onde pela PEC do governo, seriam extintos.

O Presidente do COMAJA, Prefeito de Saldanha Marinho Volmar Telles do Amaral salientou a importância do evento. De acordo com o Presidente a pauta que mais se destacou foi a da PEC 188. “A proposta é um grande retrocesso, visto que é realizado um trabalho com gestão de responsabilidade fiscal nesses municípios, prestando um ótimo serviço em políticas públicas, como em saúde, segurança e educação. É necessária uma maior coerência em propostas como essa, existindo outras maneiras de enxugar a máquina pública” explica Volmar.

Já o Presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí – Amaja e Prefeito de Quinze de Novembro, Gustavo Peukert Stolte reforça que a proposta distanciaria boa parte da população de diversos serviços, como saúde por exemplo.

O  Prefeito de Victor Graeff e Presidente da Amasbi – Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí,  Cláudio Alflen explicou que existe uma grande preocupação por parte dos gestores municipais no atendimento das políticas públicas.

 

 


1.JPG
2.JPG
3.JPG
4.JPG